Fui contactada pela GuessWhat em colaboração com a Associação
Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) numa iniciativa Blog for a Cause: Obesidade Infantil .
Um dos principais objetivos, além de consciencializar para o crescente problema, é fomentar a discussão.
Todos nós conhecemos crianças gordinhas, já falámos sobre o exagero e má-nutrição por excesso nos EUA mas o certo é que em Portugal o problema também existe e não é tão falado como devia.
Associados à obesidade infantil estão diversos problemas que vão desde doenças a nível fisiológico que compremeterão o desenvolvimento físico da criança desde doenças cardiovasculares, hipertensão, passando por problemas orais; como problemas psicológicos como a depressão aquando de um processo de bullying ou baixa auto-estima.
Eu sempre fui uma criança e adolescente com excesso de peso e este sempre me atormentou. A mentalidade dos portugueses já está a mudar ligeiramente mas ainda há muita gente que pensa que uma criança gordinha é que deve ser, sinal de saúde.
Há que mudar pensamentos, informar, consciencializar e acima de tudo discutir o que poderá ser feito para ajudar as crianças no seu dia-a-dia, quer a nível escola e em casa. Há que ter uma educação alimentar desde pequenos, e a política do "não gosto" desaparecer logo que se inicia.
Amanhã como retomo os treinos, não podemos esquecer também o exercício físico e combate ao sedentarismo.
Convido-os a visitar o site da APCOI, conhecerem o seu trabalho, informarem-se sobre as estatísticas e estudos realizados e divulgarem iniciativas como a corrida da criança ou rastreios nutricionais, junto daqueles que vos estão mais próximos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Junta-te à conversa!