quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Contos de Literatura


Há já algum tempo que ando com vontade de ler  o Anna Karenina.

As minhas leituras têm andado paradas e preciso de algo que me prenda, que leia com vontade, que já tenha ansiado.

Fui à biblioteca municipal à procura dele.

Perguntei à menina que lá está a trabalhar se a biblioteca tinha o livro.

Ela fez uma cara estranha, não conhece a obra. Nem sabe quem é Tolstoi. Não se dá ao trabalho de colocar no google o que pensa ter ouvido (o corretor automático à vezes ajuda nesses casos). Achei que soletrar-lhe seria demasiado óbvio da sua ignorância e deixá-la mais nervosa.

Deu uma desculpa esfarrapada porque não o encontrava na base de dados. Disse que alguns não estão informatizados, que ia perguntar ao responsável se poderia estar no armazém.

Perguntei-lhe se queria que enviasse mail com a informação toda. Ela concordou que seria mais simples e melhor.

Não foi necessário pois ligou-me pouco tempo depois. Vi que também tinha enviado mail a dizer que o livro estava reservado e que podia ir buscar. Continua, no entanto, sem saber do que se trata (escreveu Ana Karentine).

Isso tudo para dizer que se eu estivesse num local destes tentaria informar-me, estar a par do mínimo para efectuar bem as minhas funções.

Acredito que muita gente não tenha alguma cultura geral e o que óbvio para mim, para outra pessoa não (e vice-versa, claro), mas se trabalho numa biblioteca tenho que saber pelo menos os clássicos, saber que existem, pronunciá-los. Se quiser lê-los melhor ainda.

A miúda é simpática, zelosa, mas já não é a primeira vez que se espalha quando peço algum título ou autor em particular.

Será que aproveita ao máximo o seu tempo de trabalho? Acredito que terá imensas horas vagas que poderia bem "estudar" alguns nomes. Já para não falar em cultivar-se, ter brio no local que trabalha e dar-lhe importância, ser melhor profissional...

5 comentários:

  1. Coitadinha, que vergonha... Quanto ao livro, tenho-o em casa, se quiseres! Comecei-o por três ou vezes na adolescência a não fui capaz, não me prendeu. Se depois gostares diz, pode ser que agora as coisas tenham mudado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje vou buscá-lo. Veremos se terei um tempo de leitura razoável se bem que ando preguiçosa. Se vir que estou a demorar imenso tempo quando for a Lx peço-to :)

      Acontece tantas vezes não acharmos piada a alguma coisa e depois, durante outros tempos, com outras vivências, acabam por nos cativar.

      Vou-te mantendo informada :)

      Eliminar
  2. A menina da biblioteca é muito confusa, ok não conhece a Anna Karenina mas ao menos que fingisse...
    Espero que gostes eu quando li gostei imenso
    =)

    * * *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela não tem grande experiências mas nota-se que não faz nada para evoluir. Já não é a primeira vez...

      Agora com a saída do filme ainda este ano lembrei-me. Como os clássicos raramente me desiludem tenho algumas expectativas. Vamos ver é se não estão demasiado elevadas e acabe defraudada (não me parece).

      Eliminar
  3. A incompetência irrita-me, mas ainda me irrita mais a falta de vontade de aprender.

    ResponderEliminar

Junta-te à conversa!