Irritam-me profundamente erros ortográficos e gramaticais.
Não sou exímia mas tento que não aconteça. Afinal há corretores automáticos e dicionários online. E imensas vezes fico com dúvidas sobre determinada palavra, verbo, e vou tentar confirmar.
Mas se há algo que me enerva são as confusões com o à e há.
Eu já sabia que a minha professora primária era exemplar mas tenho que lhe agradecer novamente porque me ensinou a diferença de uma forma que nunca esquecerei.
Já agora, confirma-me se esta frase está correcta: ..." estar de férias à pouco tempo" porque tive as minhas dúvidas uma vez que se usa o haver para expressão tempo. Será que me baralhei? :)
ResponderEliminarBeijinho*
Acho que é "há pouco tempo".
EliminarMas não te sei explicar a regra. Lol. O meu truque é substituir por "existir". Se fizer sentido é porque é com H.
Beijooo
Obrigada por esclareceres :)
EliminarBeijinho *
Exatamente, o "há" utiliza-se quando houve, existiu alguma coisa. Estar de férias há muito tempo, implica que tenha existido tempo.
EliminarEu sou como tu. Erros ortográficos ou gramaticais dão-me uma comichão dos diabos. E o que me enerva mais, é o facto de a maior parte das pessoas não se importar de escrever mal. É que já me aconteceu corrigir uma ou outra pessoa, e responderem-me que não interessa, que para bom entendedor meia palavra basta.
ResponderEliminarE sim, também aprendi bem a diferença entre o à e o há, de tal maneira que nunca me engano.
Essas pessoas não merecem ser ensinadas. Só assim cairão no ridículo repetidamente.
Eliminar