domingo, 24 de março de 2013

Incentivo à Leitura


Domingo, por si só, é dia que convida à leitura. Domingo chuvoso ainda mais. Um bom livro, uma manta e chá quente pode parecer cliché mas a mim satisfaz-me.

A minha Rainha preferida incluiu-me num desafio de Incentivo à Leitura.

Sinceramente preciso. Não porque não leia mas porque levo imenso tempo a ler determinado livro. E preciso de algum que me prenda.

Posso atribuir tal fato a imensas razões: falta de tempo, as imensas séries que comecei a seguir e agora não consigo acompanhá-las, os meus blogues de eleição onde me perco em leituras, porque simplesmente adoro levar o meu tempo a saborear cada palavra, cada frase naquelas páginas de papel grossas. 

Acabei há dias o Anna Karenina de Tolstoi. É notório qual livro ando em leitura porque esporadicamente vão aparecendo citações aqui pelo blogue. Gostei. Gostei da envolvência histórica e de como podemos transportar tanto daquela realidade para os nossos dias, como ajustamos aqueles sentimentos aos nossos, prevendo emoções ou surpreendendo-nos com as atitudes que até podiam ser nossas. Se recomendo? Sim, para quem gosta de romances trágicos num retrato de época. 

Logo no dia seguinte comecei no próximo. Mais atual, de uma autora que nunca li, Nora Roberts, mas da moda. Pelo menos foi o que me disseram. Não estava com muita vontade porque sou aversa a modas mas era o único que tinha à disposição. Emprestaram-me sem eu pedir o que se tornaria rude nem dar-lhe uma oportunidade. Uma Pousada ao Fim do Rio ainda não me agarrou totalmente mas a escrita das primeiras páginas convenceram-me a continuar.

Mas o desafio não é falar sobre as minhas últimas leituras mas sim recomendar um livro que ache que deva ser lido, e assim incentivar mais pessoas à leitura. Vamos às regras:

1. Indicar 10 blogues para fazer o desafio. É  proibido oferecer o laço "a quem quiser levar" sem indicar os blogues.

Este é um dos desafios que não custa nada afinal toda a gente tem um livro preferido e todos poderão tão facilmente participar. Sendo mesmo regra, proponho que entrem no desafio: 

Karina sem acento do À caça de gabuzinos
Cláudia L. do E'ventar
Blackbird do Fly, Blackbird
Só Sedas de O Trapo Virou Seda
Essência do Rotina da Alma

2. Avisar os blogues escolhidos e colocar a imagem no teu blogue para apoiar a campanha.
3. Comentar o blogue que te indicou.
4. Responder à pergunta: Qual o livro que indicarias para uma pessoa começar a ler?

Comer, Orar, Amar da Elizabeth Gilbert.

Enganem-se se se viram o filme e vos soube a pouco.

As palavras escritas dizem muito mais.

Não sei se gostei tanto pela fase da minha vida que estava a passar mas certamente vou relê-lo inúmeras vezes.

E não, não é um livro para mulheres. A descoberta própria não distingue sexos e é algo que todos nós passamos.
 

8 comentários:

  1. Obrigada por te teres lembrado de mim! Já respondi a esse selo, há uns meses atrás.
    Eu nunca li o livro Comer, Orar, Amar mas ele está na minha secretária para o começar a ler entretanto... Falta é vontade! Nunca vi o filme também por isso não sei o que esperar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme vai passar este sábado na sic mas como disse o livro comoveu-me muito mais :)

      Eliminar
  2. A sério que passaste de ler Tolstoi para Nora Roberts?!?!? Isso é como beber um bom vinho vintage, e beber outro de pacote logo a seguir. :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço a sra vinho de pacote.
      Realmente não tinha pensado nisso mas era isso ou não ler de todo. E eu não consigo não ter a mesinha de cabeceira nua de livros :)
      Pode ser que volte aos maravilhosos clássicos a seguir.

      Bem-vinda!

      Eliminar
  3. Ainda não li o livro e comecei a ver o filme e... desisti. Não captou suficientemente a minha atenção. Mas por norma gosto sempre mais dos livros que dos filmes, por isso, acho que vou dar uma chance ao livro. :)
    Mas tal como tu, também ando sem muito tempo para ler, temos de contrair isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só gosto de ver os filmes depois de ler os livros e sabem-me sempre a pouco. Também porque temos a nossa visão pessoal, imaginamos aquelas situações, as caras que desenhamos segundo as descrições.

      Li-o numa altura de mudança e descoberta e gosto de achar que contribuiu para me analisar e não ter medo de continuar.

      Sinto que tenho que ler mais, até já pensei num clube de leitura mas como nunca gostei de ler por obrigação acabei por rejeitar a ideia.

      Eliminar
  4. Sabes que me interessei tanto quando li o livro, que pesquisei mais sobre a autora. Vi uma entrevista que deu em que dizia ter recebido enúmeras cartas do género: já estive em Roma, comi na mesma Pizzaria, fui à India a e Bali, e agora? Ao que a autora respondeu que a questão não era fazer a sua viagem, mas cada um, descobrir os seus próprios caminhos..."
    Marcou-me imenso o seu livro, assim como a sua história, após o "comer, orar, amar". :)

    Obrigada por me teres escolhido para este desafio. Irei cumpri-lo em breve.
    Beijinhos Grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes, já tinha lido, também da autora, Um homem americano. É o relato de alguém que não vive segundo as normas atual e socialmente aceites. Apaixonei-me não tanto pela história mas pela escrita. Assim não resisti mais e li este.

      É engraçado que tenhas referido a resposta dela à questão do "e agora" porque o que me marcou mais não foram as viagens, e as pessoas que conheceu, ou as orações mas sim a auto-descoberta. Ajudou um pouco na minha, no olhar para dentro de mim, nas críticas, não nas descrições. Talvez por isso não fiquei com tanta curiosidade (e não li mais sobre isso) o que se passou depois. Talvez, egoisticamente, porque anseio mais saber o que se passará na minha jornada, os meus caminhos...

      Fico feliz por teres aceite o desafio e ansiosa por saber a tua resposta.
      Beijinho

      Eliminar

Junta-te à conversa!